Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • RSS Feed

sábado, 12 de janeiro de 2013

Cachoeira do Brumado - MG

5 comentários:
 
Ao som de Cachoeira do Brumado do Zé pinto eu começo esse post.
Distrito de Mariana, Cachoeira do Brumado me encantou pela beleza da própria cachoeira e das festas com muito quentão e milho.
 A cidade que tem um artesanato muito forte, tipico das cidades do interior de minas, utiliza de materiais como pedra-Sabão, pita, bambu, madeira, palha e conta de lágrimas pra produzir suas peças. Além da  Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mas o grande forte é realmente a cachoeira.
( Inclusive tem uma lista de associações de artesãos e artesãos individuais. Confere no final do post)

Outro detalhe que me chama muita atenção nessa cachoeira é o fato dela ser tombada como patrimônio cultural  e de ser uma propriedade particular, e mesmo assim não se paga nada pra entrar além de sermos recebidos pelo zelador com muito carinho.

O terreno onde está localizada a cachoeira pertencia a Antônio Ulhôa Filho que passou as terras como herança para os filhos na década de 70. Em 1978 o sobrinho de Antônio,  Mário Ramos Heleutério comprou a parte dos primos e se tornou o único dono do local.

A cachoeira que é alimentada pelo rio Brumado, recebe uma queda de 14 metros e é rodeada por árvores de médio e pequeno porte como mangueiras e bambuzais. Conta com uma infraestrutura de banheiros, mesas, restaurante, estacionamento, um antigo moinho de 1913 e um gerador de luz de 1954 vindo da Ásia.

Dicas:


  • Cachoeira do Brumado tem boa estrutura pra Camping, não pra hotel e pousadinha. Se for ficar poucos dias ( Até uns 5 dias) acampar na beira da cachoeira é uma boa pedida. Mas cuidado com o local de armação da barraca, animais em beira de cachoeira é muito comum, principalmente com a vegetação e o clima da região. Observe bem o gramado, buracos no chão, toca, colmeias ou qualquer sinal de abrigo de animais.
  • Cuidado! Não recomendo mulheres sozinhas ou grupinhos, acaparem sem a companhia de um homem. Parece bobagem mas não é. A cachoeira está localizada em uma área rural da cidade, ( apesar de toda cidade ser uma área rural rs) e é aberta a quem quiser entrar a hora que quiser. Eu mesma fui pra cachoeira a noite! ( Muito bom, vá!) Mas vá sempre em grupo! 
  • Da entrada  principal da BR até a entrada da cachoceira, o caminho é de muitas curvas e animais na pista. Principalmente gado. Vá devagar e não se esqueça de fazer um chek-in no carro antes de ir. ( E tem um posto de gasolina pertinho, não é muito bom, gasolina é cara, mas em ultimo caso se precisar, empurrar carro você não vai!)
  • A cidade tem lugares que servem comida, e a própria cachoeira tem um barzinho/restaurante/buteco. Passar fome você não vai, mas se você é chato pra comer, recomendo levar seu rango! 
  • Grandes grupos ( digo mais de 20 pessoas ) precisam fazer um agendamento prévio pra visitação, pra evitar tumultos e falta de organização.
  •   Há placas de conscientização ambiental por toda cachoeira, então não deixe lixo lá! Leve seu saco plastico, junte sua bagunça e leve com você. 
No mais é só curtir e tirar muitas fotos!
E curta a cachoeira a noite, o barulho da água e a visão do céu estrelado é bem empolgante e romântico! 




Via de Acesso 
Saindo da rodoviária de Mariana, sentido Ponte Nova, percorrer 19 Km e entrar à direita, seguir 08 Km até o centro do Distrito de Cachoeira do Brumado. A estrada é estreita e bastante sinuosa. Possui transporte coletivo regular para Mariana três vezes ao dia, ida e volta.


Meios de Hospedagem e Alimentação

Pousada e Restaurante Aconchego das Águas: comida mineira feita no fogão à lenha.
Atende a grupos de turistas desde que cadastrados anteriormente com Dorinha ou Luis, pelo telefone (31) 3556-1126. Endereço: Rua Tombadouro, 391 - Telefone: (31) 3556-1126;

Pousada e Restaurante Três Nascentes: Rodovia MG-362 - Km 53 - Telefone: (31) 9654-1313.

Shunyata Pousada: Rua São Geraldo s/ n°- Cachoeira do Brumado. Telefone: (31) 3557-1492. Falar com Socorro.

Artesanato


- Associação dos Artesâos e Produtores Caseiros de Cachoeira do Brumado: esculturas, tapetes de pita, artesanato variado em palha de milho e outros materiais, fuxico. Endereço Rua Padre Avelar, 180 - Telefone (31) 3556-1106;
- Adão de Lourdes Cassiano, escultor, Telefone. (31) 3556-1025;
- Miramar Borges, escultor - Telefone: (31) 3556-1123;
- Airton Roberto Martins Figueiredo, santeiro, Telefone: (31) 3556-1023;
- Preto Artesanato: panelas de pedra, formas de pizzas, grelhas, cuscuzeiros, fogareiros, fontes, peças decorativas em pedra-sabão, aceitam encomendas (atacado e varejo) e entregam em domicilio. Endereço: Rua do Tombadouro, 461-Telefone (31) 3556-1154/ 9683-1154;
- Teresinha Martins da Silva: produtos em sisal como chapéus, jogos americanos, cortinas e tapetes. Aceita encomendas de tapetes em grandes dimensões. Endereço: Rua Firmino Ulhoa, 27 - Telefone: (31) 3556-1012.


Alguma dica, sugestão, ou eu me esqueci de algo importante? manda pra mim!!

Sabrinakellysilvagomes@gmail.com

Gostou? Compartilhe!



















5 comentários:

  1. ei vc saberia me responder se para para acampar na cachoeira do Brumado?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Vc sabe me dizer o valor cobrado para acampar?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Vc sabe me dizer o valor cobrado para acampar?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se la paga pra usar a cachoeira e qual o valor?

    ResponderExcluir

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff